terça-feira, 24 de novembro de 2009

FALA COMIGO DOCE COMO SE FOSSE A CHUVA - sobre o autor



Dramaturgo norte-americano (26/3/1911-25/2/1983). Um dos mais importantes nomes do teatro pós-II Guerra Mundial. Thomas Lanier Williams, que fica conhecido como Tennessee Williams, nasce em Columbus, Mississippi. Após passar por diversas universidades, trabalha numa fábrica de sapatos.
"Descobri na escrita uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável". Aos 26 anos ele escolheu o nome de Tennessee em função dos dois anos felizes que passou em Nashville.
Em 1938 licencia-se em arte dramática pela Universidade de Iowa. Estréia na Broadway, em 1945, com À Margem da Vida, sobre a decadência de uma aristocrática família do sul dos EUA. Dois anos mais tarde escreve Um Bonde Chamado Desejo, que lhe vale o Prêmio Pulitzer. Com diálogos poéticos e cheios de simbolismo, explora temas como sexualidade reprimida, desejo, culpa, decadência, nostalgia e sensualidade.
"Fala comigo doce como a chuva"( Talk to me like the rain and let me listen)que mostra o conflito entre um jovem casal: Ele chega bêbado em casa e inicia um solilóquio sobre sua noite; o mesmo faz sua esposa, porém o sililóquio desta se dá em função de sua vida como um todo.

Nenhum comentário: